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67 Ideias Mágicas para seu Motel


Ninguém entende mais de motel do que os proprietários ou os profissionais que atuam neste segmento. Parece óbvio, mas o interessante é que dessa constatação surge um conhecimento valioso, que pode ajudar muitos estabelecimentos. São dicas sobre como conquistar novos clientes ou fidelizar os antigos, virar o jogo contra a concorrência de má qualidade, melhorar lucros e reduzir despesas, atuando de forma moderna e correta no mercado. Mesmo que esses resultados não sejam alcançados por todos, lembrar como fazer bem feito nunca é demais. Para isso, O Moteleiro realizou uma ampla pesquisa junto ao segmento e descobriu coisas importantes, que você também precisa saber. Trocar informação com quem conhece o assunto é sempre produtivo. Acompanhe!

 
Economia 

1 - Reveja sua conta de luz. Motéis com conta mensal de cerca de R$ 3.000 normalmente pagam pelo consumo e também pela demanda que estabelecem em contrato com a distribuidora de energia. Mas o estado não pode cobrar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a energia que não foi consumida. Muitos moteleiros já conseguiram se livrar dessa cobrança ilegal. Há cerca de 2.000 ações julgadas procedentes no País. Para você ter uma idéia, em uma conta de R$ 2.000 é possível economizar até R$ 600. Procure um advogado tributarista para mais informações.

2 - Use bombas de troca de calor. Acredite: elas realmente trazem uma economia de mais de 50% no consumo de gás. Quem não tem está perdendo dinheiro.

3 - A energia solar também é uma boa opção, principalmente em regiões mais quentes, como o Nordeste.

4 - Os aquecedores de passagem são mais econômicos, pois no sistema de acumulação há a necessidade de se manter a água sempre aquecida, o que faz com que exista um consumo maior de gás. A economia de combustível gira em torno de 25%.

5 - Saunas individuais são mais econômicas, já que não ficam ligadas o tempo todo, mesmo sem o quarto estar ocupado.

6 - Sensores em locais de uso comum ajudam muito a economizar energia elétrica. E eles não são tão caros quanto você imagina.

7 - Lâmpadas tipo dicróica com LED têm um consumo reduzido de energia e são ótimos elementos para a decoração. Além disso, a iluminação com LED praticamente não tem manutenção.

8 - Deixe toalhas e lençóis embalados nas suítes. Se o cliente não usar você não terá de lavar. Isso também demonstra higiene.

9 - Dosadores eletrônicos de material de limpeza permitem um maior controle sobre os gastos e impedem o desperdício de produtos.

10 - Avalie se o rendimento de insumos mais baratos e de segunda linha valem realmente a pena. O ditado que diz que o barato sai caro muitas vezes é verdade.

Preservação ambiental

11 - Reciclar o lixo não é nenhuma idéia nova e sim uma obrigação! Se na sua região não houver coleta seletiva, procure se informar sobre cooperativas. Você não vai gastar e ainda pode usar a sua consciência ambiental como ferramenta de vendas. Dormir tranqüilo também não é nada mau!

12 - Muitos hotéis colocam avisos nos banheiros sobre a importância da economia da água para o mundo. Por que não fazer isso em motéis?

13 - Chuveiros que gastam menos e oferecem um banho delicioso já existem.

14 - Válvulas e caixas de descarga modernas e com fluxo de água adequado para líquidos e sólidos estão disponíveis no mercado. Se você não economizar a água, seu dinheiro também vai pelo ralo!

15 - Há sistemas de baixo custo para captação da água da chuva ou de pias e chuveiros, que podem ser usadas, por exemplo, para descarga ou para outras funções que não exijam potabilidade.

Arquitetura e decoração

16 - Integre a área de banho ao quarto. Isso traz mais amplitude a ambientes pequenos. Não seria muito funcional em uma residência, mas em um motel cai super bem. E lembre-se: o vaso sanitário (indispensável e nada romântico) deve estar visual e fisicamente isolado de todo o resto.

17 - Arquitetura, paisagismo, iluminação, nome, marca e sinalização do exterior do seu motel devem refletir a qualidade que o seu cliente encontrará no interior. Criar expectativas corretas e despertar a curiosidade é uma ótima forma de se diferenciar dos seus concorrentes.

18 - O investimento em um bom projeto - arquitetônico, de decoração, paisagístico ou de marca - não é pequeno, mas além de ser duradouro é mais um atrativo para os clientes.

19 - Não copie o projeto de arquitetura e a decoração dos seus concorrentes. Seria a melhor maneira de dizer aos seus clientes que o outro é melhor do que você. E também de mostrar que o quesito ?preço? é o único diferencial e critério de escolha entre vocês. Seja original e atraia pela novidade!

20 - Usar elementos de decoração na garagem já pode antecipar e sugerir ao hóspede o que ele vai encontrar na suíte. A garagem da suíte não precisa ter cara de estacionamento.

21 - Ter plantas naturais em ambientes internos é sempre melhor. Plantas artificiais, por mais perfeitas que sejam, estão fora de moda. A saída é optar por plantas que se adaptem bem em ambientes de pouca luminosidade.

22 - O design valoriza tudo. Uma cadeira, uma torneira, uma luminária ou um simples cabide diferenciado podem dar um toque de modernidade às suítes.

23 - Não faça dobraduras ou desenhos com toalhas e lençóis. Isso hoje me dia é visto como brega.

Atendimento

24 - Como esquecer o sorriso de boas-vindas? Indispensável!

25 - Para começar direito: bom dia, boa tarde e boa noite. Nem pense em pois não?. O bom atendimento muitas vezes é um diferencial que não custa nada e fideliza seus clientes. Mas lembre-se: os funcionários tratam seus clientes da mesma forma de que vocês os trata.

26 - Simpatia não quer dizer intimidade. Fique de olho no tratamento que seus funcionários utilizam com os clientes.

27 - Regra básica: responda aos e-mails que os clientes enviam pelo seu site. Se você tem um canal de comunicação, por que não usa? A única resposta seria ele estar tão desatualizado quanto o seu motel. Certamente essa não é a imagem que você deseja transmitir. Então responda em no máximo 24 horas. O ideal é ter um gerente responsável por isso. Cada vez mais a escolha de um motel se dá na frente do computador.

28 - Invista na educação e na profissionalização das recepcionistas. Eles precisam ter total conhecimento do funcionamento do motel, para "vendê-lo" adequadamente: "O senhor não gostaria de ficar na suíte com hidro pagando apenas dez reais a mais?"

29 - Incentive seus clientes a emitirem opinião. Na saída, não custa perguntar se estava tudo bem na suíte e se ele tem alguma sugestão.

30 - Vá além! Se o cliente espera ser bem atendido, seja prestativo ao extremo. Se espera comer bem, faça com que ele possa comer bem sem ter de esperar. Se ele não quer ser incomodado, silêncio total. Faça com que essa seja a missão de cada um dos seus funcionários: superação!

31 - Datas comemorativas merecem atenção. Ofereça o serviço de decoração personalizada por reserva. Providencie pacotes temáticos como núpcias, aniversário e Dia dos Namorados. A procura por esse serviço é cada vez maior e há um grande número de clientes dispostos a pagar. Procure empresas especializadas em fazer isso. Ou faça você mesmo se puder fazer bem-feito.

Marketing

32 - Crie programas de fidelidade ou de milhagem. Quem não gosta de se sentir especial? Há várias maneiras de fazer isso: impressão digital, cadastro no site ou nas suítes, entre outras.

33 - Você não está na internet? Então corra, pois a era das listas telefônicas já acabou. Todo mundo procura tudo na internet. Esteja presente em sites especializados como o www.guiademoteis.com.br e tenha um web site do seu motel. Hoje, mesmo quem não tem computador em casa acessa a rede por cybercafés ou em postos gratuitos. Sua presença no mundo virtual garantirá o seu lucro no mundo real.

34 - É possível fazer parcerias com bares e casas noturnas da sua região. Você pode patrocinar as comandas de bares com descontos destacáveis, ter seu logotipo nos uniformes dos garçons ou mídia nos banheiros. Muitas vezes, esse tipo de parceria é feito sem envolver dinheiro, com permuta de diárias que o estabelecimento pode sortear entre seus clientes.

35 - Fortaleça sua marca dentro das suítes estampando seu logotipo onde puder: roupa de banho, guardanapos, chinelos e onde mais a imaginação permitir. Mas seja discreto e não sobrecarregue a vista do cliente.

36 - Use a cromoterapia como mais um superatrativo para suítes. Pode ser aplicada em qualquer ambiente, até em spas e hidromassagens, trazendo inúmeros benefícios aos hóspedes.

37 - A aromaterapia já é usada por vários motéis com resultados satisfatórios. Pelo olfato é possível estimular as mais diversas sensações nos hóspedes. Até mesmo a vontade de voltar para o seu motel!

Mimos e detalhes

38 - Welcome drink. Custa pouco surpreender com uma pequena dose de coquetel. Pode ser um coquetel de frutas sem álcool ou uma batida. Aqui, somos bem-vindos!

39 - Seu cliente vai adorar um couvert cortesia com torradinhas e patês. Abre o apetite e incentiva o consumo de uma bebida.

40 - Sabe aquele bombonzinho que você entrega na saída? Por que não mandar alguma coisa no café da manhã também? Surpreenda o cliente enquanto ele ainda está na suíte.

41 - Dobre a ponta do papel higiênico ou coloque um adesivinho com o logotipo do motel para lacrar o rolo já começado. Sinal de que a limpeza passou por ali.

42 - Use cobre-copos de plástico duro. Prove que suas louças são higienizadas.

43 - Pétalas de rosa no banheiro, seja no vaso sanitário ou em um potinho com água em cima da pia, dão um toque muito especial.

44 - Coloque o seu kit de ammenities em um cestinho bem bonito. Tudo muito bem organizado.

45 - Identifique as saídas de água do banheiro como quente ou fria. Ninguém gosta de tomar susto com a água gelada ou super aquecida.

Gastronomia

46 - Você não oferece hospedagem para clientes que estão de dieta ou são vegetarianos? O seu menu não pode ser diferente.

47 - Sugira um vinho que combine com o prato. É uma tendência em vários restaurantes e ajuda muito o cliente que não entende do assunto.

48 - Tire os códigos do cardápio. Quem tem a obrigação de saber esses "numerinhos" que nada dizem é a recepcionista, não o hóspede.

49 - A bandeja faz toda a diferença. Um café da manhã em uma bandeja rústica é o máximo!

50 - Suco na jarra. Charmoso, não é? Uma jarrinha e copos podem dar um toque especial.

51 - Fornos de pizza a gás fazem redondas idênticas às feitas em forno a lenha. Ninguém merece pizza com jeito de que foi feita em casa.

52 - A apresentação dos pratos é o primeiro ponto na hora de comer. Distribua os alimentos adequadamente nos pratos e decore-os. Dá mais fome, pode ter certeza.

53 - Use travessas de porcelana. As de inox já não caem bem e podem dar um ar envelhecido ao seu motel!

Vendas

54 - Produtos eróticos disponíveis no apartamento são consumidos com mais facilidade, pois o cliente não se sente intimidado por ter de contar seus desejos a recepcionista.

55 - Energéticos para animar e isotônicos para repor as energias não podem faltar.

56 - Coloque produtos de primeira linha em exposição no apartamento, como sabonetes e cremes dentais de marcas conhecidas à venda. Faça isso principalmente se o seu kit de ammenities não for de muito boa qualidade. Lacre os produtos. Abriu, pagou!

57 - Já pensou em ter um cardápio de preservativos? Com tanta variedade no mercado, com certeza seus clientes ficarão felizes se puderem escolher os favoritos.

58 - Deixe uma pequena bomboniére ao alcance. Chocolates e guloseimas são irresistíveis.

59 - O frigobar pode aumentar suas vendas, pois o cliente consome por impulso. Isso também diminui o trabalho de sua equipe, que não precisará executar todo o processo de atendimento para apenas uma água.

Gestão de pessoas

60 - Você já parou para pensar que a sua equipe de recepcionistas é também a sua equipe de vendas? Premie aquela que tiver melhor desempenho. Grandes empresas fazem isso com ótimos resultados.

61 - As camareiras também merecem ser recompensadas: tempo e padrão de qualidade podem compor uma avaliação mensal, por exemplo.

62 - Uma boa conversa. Isso basta para resolver muitos problemas. Honestidade e franqueza nunca são demais.

63 - Tenha uma atitude saudável com seus funcionários! Você não precisa se tornar o melhor amigo deles, mas eles precisam sentir confiança.

64 - Apresente-se bem. Cuidados pessoais sempre servem de exemplo.

Gestão e controle financeiro

65 - Efetue o fechamento de caixa à meia-noite, todos os dias. Esse procedimento o ajudará nas análises financeiras, já que os sistemas de cartão de crédito, TEF e ECF utilizam resultados diários.

66 - Crie um procedimento de fechamento de "caixa no escuro", sem que o operador de caixa saiba do resultado de venda. Dessa maneira, a manipulação dos resultados se torna mais difícil.

67 - Não faça o que não sabe. Conte sempre com uma empresa qualificada para fazer a contabilidade do seu negócio.

 
 
Fonte: http://www.omoteleiro.com.br
 





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